Como incentivar o esforço e trabalho nas crianças
A criança deve estar consciente que tudo o que se consegue na vida é por meio de esforço. É necessário incentivar e motivar as crianças ao esforço e ao trabalho, de acordo com as capacidades e a idade que tenham. Algumas das carências que observamos nas novas gerações são a força de vontade e do esforço. O tempo todo, a gente ouve frases que dizem que temos que nos esforçar para obtermos objetivos na vida. No entanto, a sociedade do consumo e do bem estar transmite idéias subliminares no sentido contrário. Parece que a qualidade de vida pode ser conseguida sem trabalho, e as crianças vão crescendo sem desenvolver a capacidade de esforço que vão ajudá-las a enfrentar os desafios e as dificuldades que aparecem na vida. Consequências de crescer sem valorizar o esforço.
As consequências podem ser vistas na falta de entusiasmo, na falta de valores das coisas, o conformismo ou inconformismo constante.
Hoje, mais do que nunca, é necessário incentivar a capacidade de autocontrole das crianças para que sejam capazes de suportarem o esforço que a vida em sociedade exige.
Muitos pais, por ignorância, ou amor não entendido, tentam evitar que seu filho entenda as dificuldades da vida e isso gera uma superproteção e oferecem aos filhos uma vida cômoda, onde não se deve realizar nenhum esforço para conseguir as coisas.
Quando as crianças crescem sem ter lutado pelas pequenas coisas cotidianas, podem se converter em adultos fracos, inconstantes, caprichosos e incapazes de cumprir tarefas e objetivos.
Como treinar a força de vontade e o esforço nas crianças
A força de vontade e o esforço é um treinamento diário, convertendo o comportamento em hábitos. Quando a criança é capaz e compreender que deve fazer algo e sente motivação para fazê-lo, o hábito do trabalho e do esforço se converte em valor que dirige sua conduta e suas decisões na vida.
Um dos motivos mais fortes para que a criança aprenda o valor do esforço é a aprovação dos pais, da sociedade por ter conseguido fazer algo por esforço próprio.
Através de uma firmeza e exigência adequada, os pais podem desenvolver a capacidade de trabalho e esforço das crianças, estimulando ao mesmo tempo, valores importantes como a força de vontade, a constância, a paciência, a perseverança, a resistência às frustrações, a responsabilidade, etc.
O trabalho e o esforço não fazem parte da herança genética, são valores que precisam ser desenvolvidos. Os pais devem acompanhar e ajudar a criança no seu aprendizado facilitando um ambiente familiar seguro, afetivo, alegre e motivador. E neste ambiente o exemplo dos pais é primordial. A criança aprenderá a se esforçar observando a alegria com que os adultos se esforçam em cumprir o seu trabalho. Se, pelo contrário, as crianças só escutam dos pais queixas, desculpas, e lamentações por ter que trabalhar sem motivação, a criança aprenderá a fazer o mesmo.
Os pais devem estimular a independência e a auto-suficiência progressivamente. Para isso, os pais devem ser firmes na cobrança dos deveres da criança e não aceitar desculpas diante de tarefas possíveis de serem cumpridas.
l