ATITUDES DOS PAIS QUE PREJUDICAM OS FILHOS
Problemas psicológicos ligados a mau comportamento dos pais:
Como pai, você tem um enorme impacto sobre seu filho e sobre a pessoa que ele se tornará.
Suas palavras e ações dão um exemplo, seja bom ou ruim, que ajudam a moldar a maneira como seus filhos agem, pensam e sentem.
Aqui estão nove problemas psicológicos que surgem por causa de uma educação incorreta:
1. Ansiedade e Depressão
Um pai que está constantemente observando e criticando cada movimento de seu filho, pode fazer com que ele tenha ansiedade ou depressão.
A superproteção e a crítica podem fazer com que uma criança duvide de si mesma e de suas habilidades, tenha medo de tudo e não tenha independência.
2. Incapacidade de descansar ou relaxar
Quando um dos pais usa as frases “Seja sério!” Ou “Pare de agir como criança” em uma base regular, a criança pode acabar se sentindo como se não pudesse relaxar em torno de ninguém. Quando um pai está constantemente dizendo a seu filho “Cresça” ou “Não seja tão bebê”, essa criança acabará acreditando que não é boa o suficiente. Ela, constantemente, sentir-se-á ansiosa e poderá transformar-se em um adulto que sempre está preocupado com o que os outros pensam.
3. Vícios nocivos
Se um pai constantemente diz a seus filhos quantos problemas eles causam, as crianças provavelmente irão concluir que todos estariam melhor sem elas. Isso pode levar a comportamentos autodestrutivos, como vícios. A criança começa a colocar-se propositadamente em situações perigosas porque acredita que sua vida não tem valor.
4. Baixa autoestima
Toda vez que um pai compara seu filho a outra pessoa, reduz a sua autoestima. Frases como “Por que você não tirou ’10’ na prova como sua irmã?”, podem manifestar-se em um complexo de inferioridade. A criança crescerá com baixa autoestima, comparando-se, constantemente, com os outros e acreditando que não é boa o suficiente.
5. Problemas de confiança
Constantemente dizer ao seu filho que ninguém é confiável, acabará tendo um efeito negativo sobre a vida dele. Ele nunca será usado, mas também pode desenvolver sérios problemas de confiança, que acabarão afetando seriamente seus relacionamentos.
6. Supressão de talentos e falta de iniciativa
Todas as crianças devem manter seus sonhos acordados. Quando um pai diz a uma criança que seus sonhos não são realistas, pode influenciar a criança a desistir de seus sonhos. Recusar-se a apoiar ou zombar dos sonhos de seu filho pode fazer com que ele suprima seus talentos, desista de seus sonhos e mostre uma falta de iniciativa no futuro, por medo de ser rejeitado.
7. Depressão e culpa
Muitos pais sacrificam coisas por seus filhos. Mas, um pai que lembra, constantemente, a seus filhos o tanto de coisa que desistiu por eles, pode despertar sentimentos de culpa e depressão em seus filhos. A criança começa a sentir que é um problema e não merece o que tem, seja sua educação, uma bela casa ou roupas. Esse sentimento de indignidade pode acompanhar a criança em sua vida adulta.
8. Supressão de emoções
Quando um pai mostra uma falta de sensibilidade ou esconde suas emoções, a criança geralmente imitará seu comportamento. Constantemente, dizer a uma criança para “Parar de chorar” ou “Parar de reclamar”, pode fazer com que ela pense que seus sentimentos não são válidos. Ela pode fechar-se para outros e suprimir suas emoções, o que pode causar muitos problemas ao longo de sua vida.
9. Falta de independência
Existem pais super protetores e dominadores. O filho de um pai super protetor pode crescer irresponsável, imaturo e sem independência. Manter seu filho muito perto e não permitir que ele faça algo divertido ou emocionante com seus amigos pode acabar prejudicando-o no futuro. Ele vai se tornar dependente dos outros, temeroso com mudança e irresponsável quando tratar de tomar suas próprias decisões de vida.