Com que idade podemos deixar nossos filhos sozinhos em casa?
Quando você menos espera, seus filhos cresceram e começam as perguntas, "mamãe, quando você vai me deixar ir sozinho pra escola?" Podemos ser pegos de surpresa e ficarmos espantados, porque isso ainda não tinha pensado nisso ainda. Percebemos,que eles querem fazer coisas que crianças mais velhas fazem. Quando surgem essas perguntas, pensamos, será que ele está preparado para fazê-lo e também em que momento a gente deve deixar os filhos sozinhos em casa sem que isso represente um risco para eles.
Quando a criança está preparada para ficar sozinha em casa
Casualidades da vida. Acaba de sair um estudo publicado pela Associação Espanhola de Pediatria e da Fundação Mapfre, que indicam que quase 10 por cento das crianças menores de 12 anos já ficaram sozinhas em casa em algum momento e isso aumenta o risco de sofrer algum acidente no lar.
A legislação que protege os menores varia de acordo com cada país, mas, em geral, é considerada negligência por parte dos pais deixarem um menor sozinho em casa, seja para descer rapidamente para resolver algo ou para demorar um pouco mais, pois o menor fica numa situação de desamparo. A criança que está sozinha em casa pode enfrentar perigos, como quedas e acidentes sem que um adulto possa atendê-la. Além disso, um desconhecido poderia bater à porta e a criança abrir e ficar em grave perigo.
Atualmente não existe nenhum consenso sobre a idade em que as crianças podem permanecer sozinhas em casa. Cada criança é diferente e se desenvolve ao seu ritmo ou adquire uns hábitos de autonomia segundo sua própria maturidade ou educação. Os pais são os responsáveis para saberem quando podem sair deixando seu filho em casa.
No entanto, a Child Welfare Information Gateway, uma associação que cuida da segurança das crianças, propõe uma série de perguntas para avaliar a maturidade da criança e se podemos ou não deixá-la só:
- Ela pode cuidar de si mesma do ponto de vista físico e mental?
- Ela obedece as normas e toma boas decisões?
- Ela se sente segura ou tem medo de ficar sozinha em casa?
- Quanto tempo ela vai ficar sozinha?
- A ausência dos pais será durante o dia ou à noite?
- A criança terá que preparar algo para comer?
- Com que frequência terá que cuidar de si mesma? Quantas vezes por semana?
- Quantas crianças ficam com ela em casa?
- Sua casa é segura ou apresenta riscos?
- Como é a segurança em relação à sua vizinhança?
A resposta está dentro de cada um de nós pais. Devemos conhecer nossos filhos e avaliar antes de tomar alguma decisão nesse sentido.