Como Brincar Sem Brinquedo? 12 Brincadeiras Pra Fazer em Qualquer Lugar
Restaurante, sala de espera de consultório, filas de banco: parece que estar com crianças nesses lugares é estresse na certa. Vale, então, colocar em prática algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas sem precisar de nenhuma estrutura, deixando de lado o celular e, de quebra, estreitar ainda mais os vínculos entre pais e filhos.
Ar, Terra e Mar A criança, inicialmente, escolhe uma das palavras: ar, terra ou mar. Por exemplo: ar. O adulto (ou quem estiver participando da brincadeira) fala o nome de um animal que vive no ar. Depois a criança fala e assim sucessivamente, até esgotarem-se as possibilidades. Não vale repetir o animal. Em seguida, passará para a “terra”, depois o “mar”.
Caça ao Tesouro Basta esconder um objeto em qualquer ambiente e sugerir que a criança o encontre. Pode ser usado “quente” para quando estiver perto, ou “frio”, quando estiver se distanciando.
Faz de Conta Finja que está doente e precisa de ajuda. Finja que chegou a hora do almoço e é preciso fazer a comida. Finja que o carro estragou. Invente e deixe a criança entrar junto na história.
Mão certa Simples assim: esconda o anel ou outro pequeno objeto em uma das mãos e deixe a criança tentar adivinhar onde está. Depois, é a vez da criança esconder.
Continue a história Você começa uma história inventada. Por exemplo: “Era uma vez, uma menina que morava numa casa amarela. Um dia…” Em seguida, você pede para a criança continuar, inventando o que acontece na sequência. Vocês continuam a história revezando entre si.
Com meus olhinhos Escolha um objeto no ambiente onde estiver com a criança e cite a cor dele: “Com meus olhinhos, estou vendo algo verde”. A criança explora o ambiente até encontrar o objeto mencionado.
Macaco disse O Macaco, ou mestre, é quem determina o que a criança tem que executar, segundo a regra que exige o comando completo: Macaco disse para subir a escada ou Macaco disse para saltitar no lugar etc. Somente as ordens dadas pelo Macaco devem ser obedecidas. Se disser somente “Levante os braços” – deve-se permanecer na posição anterior, até que a ordem venha do Macaco.
Isso me lembra Uma pessoa começa dizendo uma palavra qualquer. A criança deverá dizer outra palavra que tenha a ver com aquela. Por exemplo: tomate. A criança diz: horta. Depois a próxima pessoa: alface. O próximo: verde. O outro: grilo. E assim a brincadeira continua, até que alguém não consiga se lembrar de uma palavra relacionada com a outra. Em geral, a criatividade impera, a brincadeira rende um tempão e gera boas gargalhadas.
Rima Rima Simples assim: você diz uma palavra e a criança diz outra na sequência, que rime com ela. A brincadeira continua até que alguém não consiga mais ter opções. Ex.: você diz céu, a criança diz chapéu, depois você diz mel e assim sussessivamente. Se houver mais pessoas, mais divertido fica.
Como é esse lugar? Peça para a criança observar durante 30 segundos o lugar onde estão. Depois, peça que feche os olhos e descreva o espaço, da forma como conseguir. Ao abrir novamente, ela pode descobrir detalhes que não viu e observar outros que se confundiu. A brincadeira é ótima para desenvolver a memória.
Descubra o que eu disse Fale uma palavra sem emitir som, para que a criança faça a leitura labial. Depois, inverta e veja se a criança descobre a palavra que você disse. Dependendo da faixa etária, você pode brincar com frases cada vez mais longas também. Essa brincadeira tem nos divertido nas férias – fazemos lá fora, em casa, em todo lugar.
Postado originalmente por Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, idealizadoras do Na pracinha, um movimento que incentiva o tempo livre para o brincar na infância.
Vou deixar aqui algumas dicas de brincadeiras para fazerem com crianças maiores e até adolescentes que queiram participar da iniciativa!
Ahh, você encontra as instruções de cada brincadeira no link:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI99296-10525,00-IDEIAS+DE+BRINCADEIRAS+TRADICIONAIS+PARA+DIVERTIR+AS+CRIANCAS+EM+UMA+FESTA+.html
Telefone sem fio
Corre cotia
Massinha
Rabo do coelho
Escultura com argila
Gato mia Mãe da rua
Amarelinha
Xadrez
Balanço
Brincadeiras juninas
Vivo ou morto!
Pular corda
Coelhinho sai da toca
Estourar bexigas d'água
Estátua
Casinha
Peteca
Detetive
Barra-manteiga
Bolinhas de sabão
Bambolê
Futebol
Basquete com balde
Rabo de burro
Pular elástico
Adivinhação
Passa anel
Pega-pega
Pintar
Dança das cadeiras
Cabra-cega
Piquenique com as bonecas
Jogo da velha
Foguinho
Brincar na terra
Cabo de guerra
Se você gostou deste assunto, comente aqui. Ficaremos felizes em ouvir você! ;)