10 Maneiras de Tornar a Merenda Atrativa
Conheça os 10 passos para promover uma alimentação mais saudável para seu filho e confira quais grupos de alimentos não podem faltar na alimentação infantil.
Uma das formas de promover hábitos alimentares saudáveis às crianças é através dos lanches. Muitos não sabem, mas a hora do recreio, além de ser relevante para a socialização da criança, é um importante momento para uma alimentação balanceada.
A dica é que os lanches sejam compostos por uma opção de cada grupo de alimentos (energéticos, construtores e reguladores). Assim, você terá uma enorme variedade de lanches saudáveis e gostosos!
Outra dica interessante é que, para crianças menores, podemos decorar a merendeira com pratos coloridos e divertidos. As crianças maiores conseguem compreender a importância da alimentação saudável, desde que sejam estimuladas desde cedo.
A ideia principal é que sejam reunidos pelo menos dois alimentos de grupos diferentes (conforme grupos abaixo) para compor o lanche do seu filho.
GRUPO A (Energéticos) • Pães: francês, de forma, integral, bisnaguinha, caseiro, de cenoura, de batata, brioche; • Biscoitos: integral, salgado ou doce (sem recheio); • Bolos simples (sem recheio e sem cobertura): fubá, chocolate, cenoura, abacaxi, laranja; • Barras de cereais. GRUPO B (Construtores) • Queijos: mussarela, prato, minas frescal, minas padrão, queijo pasteurizado; • Frios: Peru, chester, presunto magro; • Leites: integral ou semidesnatado, fermentado, achocolatado. • Iogurtes: simples, com mel ou com frutas. Petit-Suisse. GRUPO C (Reguladores) • Frutas: banana, uva, maçã, pera, ameixa, melancia, morango, goiaba, melão, tangerina, mamão, manga;
• Sucos: de preferência natural ou no máximo de polpa;
• Água de coco;
É válido destacar a importância da criança na escolha do seu lanche, de forma que boas escolhas sejam realizadas para compor um lanche mais saudável. Para isso, é necessário lembrar que, em alguns momentos, “negociações” devem ser feitas com o objetivo de garantir a qualidade da alimentação. Seguem algumas dicas interessantes.
• É muito importante que tenha fruta pelo menos duas vezes na semana. Se a criança não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na merendeira. Se ela não comer na escola, ela poderá comer em outra oportunidade;
• Evitar biscoitos recheados e salgadinhos de pacotes, pois esses produtos têm grande quantidade de açúcar e gordura;
• Os leites de caixinha também podem ser utilizados para variar o cardápio. São ricos em cálcio e auxiliam o crescimento;
• É necessário sempre colocar uma garrafinha de água na mochila. Geralmente, as crianças se esquecem de beber água;
• Sempre perguntar sobre os lanches dos colegas. Assim, ficará mais fácil identificar quando a criança comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade, isso pode agravar mais o ganho de peso.
Seguem os 10 passos para uma alimentação saudável para crianças, preconizados pelo Ministério da Saúde:
1. Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
2. Inclua diariamente alimentos como cereais (ex.: arroz, milho), tubérculos (ex.: batatas), raízes (ex.: mandioca/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia. 3. Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
4. Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana. 5. Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho. 6. Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.
7. Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
8. Diminua a quantidade de sal da comida.
9. Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
10. Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.