10 benefícios do origami para as crianças
O origami é uma arte japonesa em que através de dobras do papel se elaboram diferentes figuras e formas. Desde o clássico barquinho de papel a elementos muito mais elaborados.
A prática do origami é benéfica para todo mundo, mas as crianças podem ser estimuladas tanto física como mentalmente. Implica num desafio para elas e um desafio, porque além de estarem se divertindo estão aprendendo.
10 razões pelas quais as crianças devem fazer origami
1 – Ajuda a desenvolver a coordenação mãos-olhos e a motricidade fina: estes estímulos exercitam os músculos, nervos e ossos das mãos, que vão ganhando força e se preparando para a escrita.
2 – Estimula a concentração: a dobradura em papel exige uma atenção e um esforço mental para dobrar o papel numa ordem correta e conseguir assim a figura desejada. Potencializa com que a criança mantenha sua concentração durante um período de tempo numa mesma atividade e assim manter a atenção em uma tarefa.
3 – Ativa a memória: a primeira vez que a criança faz uma figura de origami terá que seguir umas instruções, no entanto, enquanto não for muito complicada inicialmente, isso ajudará a criança com que se lembre e ela mesma poderá formar a figura de origami. Portanto, coloca sua memória à prova.
4 – Desenvolve a paciência: nem sempre as figuras saem de primeira, portanto a criança terá que ser perseverante e paciente para conseguir o seu objetivo.
5 – Ajuda na satisfação emocional: a criança se sente satisfeita de ter elaborado algo com suas próprias mãos, o prazer de conseguir algo por si mesma.
6 – Incentiva a imaginação: a criança pode criar suas próprias figuras de papel feitas por ela mesma, um grande estímulo para a criatividade.
7 – É uma atividade relaxante: muitos encontram no origami uma forma de relaxamento e de se esquecer dos problemas ou momentos de estresse.
8 – Estimula o esforço e o trabalho: para conseguir a figura desejada a criança terá que realizar um trabalho de precisão e se esforçar para conseguir o objetivo.
9 – Promove o aprendizado: ajuda com que as crianças compreendam conceitos espaciais como acima, abaixo, para frente, para trás, e desenvolve o pensamento lógico e matemático.
10 – É muito útil para o tratamento de certos transtornos como o TDAH, hiperatividade ou dislexia.