Como Identificar Transtorno de Aprendizagem
Sintomas de transtorno de aprendizagem em crianças e tratamento.
Quando uma criança começa a tirar notas ruins na escola, nem sempre tem porque estar relacionado com o seu comportamento, ou que seja mais ou menos desatento. Às vezes é um sintoma de que apresenta algum problema de aprendizagem como a dislexia ou a disgrafia.
O essencial nesses casos é detectar o quanto antes se o baixo rendimento escolar da criança é consequência de algum problema maior como um transtorno de aprendizagem. Se você quiser conhecer a que sinais você deve estar atenta para saber se o seu filho sofre algum, a gente te dá algumas dicas recomendadas pelos especialistas do Innea.
Como saber se o seu filho pode ter algum transtorno de aprendizagem
Esteja atento/a a esses sinais que podem fazer com que suspeitemos que o nosso filho tenha algum tipo de problema de aprendizagem:
- Se você notar que o seu filho abusa em contar os dedos ajude-o a potencializar o cálculo mental fazendo com que calcule, por exemplo, o troco da compra do supermercado. Se com o tempo ele não melhora, e, além disso, confunde os sinais matemáticos, é provável que tenha um problema como a discalculia.
- Seu filho tem problemas para soletrar as palavras? Coloque-o à prova, pedindo que ele soletre palavras de 8 letras, logo de 7, etc. Se você notar que ele custa muito, e que tão pouco se atreve a ler em voz alta e que confunde determinadas letras ao ler, é possível que se trate de um transtorno de dislexia.
- Percebe que o seu filho não liga para você e repete constantemente uma atitude que já o tenha repreendido por ela? Ele custa muito em se concentrar em uma tarefa e não pensa antes de agir? Seguramente são sintomas de um TDAH (hiperatividade) sem ser diagnosticado. O melhor é que procure um especialista para abordar o seu caso de forma multidisciplinar e ajudá-lo a controlar os seus impulsos.
- Ainda que você detecte sintomas de dislexia ou disgrafia, não se preocupe se o seu filho ainda tem 8 anos, porque nessa idade ainda está aprendendo a ler e a escrever e é normal que ele tenha dificuldades. No entanto, se você notar que ele cresce e continua confundindo as letras e números, é provável que sofra algum desses transtornos.
Postado originalmente pelo Centro de Neurometria Innea