Você Sabe a Diferença Entre Elogio e Encorajamento? Qual é a Melhor Forma de Estimularmos Nossos Fil
Qual a diferença entre elogio e encorajamento?
Elogio é:
1) Externo: vem dos outros. 2) Baseado no produto: foca no resultado. 3) Ensina sobre agradar aos outros: a criança se sente bem porque fez alguém feliz! 4) Baseado em algo já feito: elogio funciona quando a ação já foi terminada.
Exemplos de elogio:
“Estou orgulhosa de você!” – Foca no sentimento da outra pessoa e não da criança.
“Muito bem!”- Foca no que a criança fez, e o adulto está a avaliando.
Encorajamento é:
1) Interno: foca na pessoa que fez a ação. 2) Baseada do processo: foca nos pensamentos, sentimentos e/ou ações da criança. 3) Ensina a importância de fazer bem feito para agradar a si mesmo: cria o senso de responsabilidade, autonomia e sentimento de capacidade. 4) Baseado no presente: no esforço aplicado durante a atividade.
Exemplos de encorajamento:
“Eu posso ver que você se dedicou para fazer o seu desenho!” – Foca no esforço que a criança colocou na ação.
“UAU! Você terminou de limpar seu quarto, como você está se sentindo?”- Foca no sentimento da criança.
Quando a criança faz um desenho em vez de dizer “Que lindo! Parabéns!”, você pode dizer “Nossa! Você usou a cor verde, amarela, e vermelha! Desenhou por toda a página! Posso ver que você se dedicou e fez tudo sozinha, sem a ajuda de ninguém! Me conte sobre o seu desenho!”. A diferença é que, em vez de uma avaliação (muito bom X muito ruim), você está expressando todo o esforço e capacidade da criança.
O encorajamento promove a autoestima e senso de capacidade, ao invés da necessidade de fazer algo bem para agradar aos outros.
Importante lembrar que elogiar também tem o seu valor e sua importância. Porém, muito (ou só) elogio, ensina a criança que ela é aceita e reconhecida apenas se fizer alguém feliz e se for “aprovado” pela avaliação do outro!
Postado originalmente no positivediscipline